Skip to content Skip to navigation Skip to footer

Evolução da RAN: O pilar para o crescimento

Proteger uma rede de acesso via rádio 4G e 5G versátil, híbrida e altamente escalável é fundamental devido à natureza em evolução da tecnologia e aos novos casos de uso que essas redes agora podem oferecer. As tecnologias e arquiteturas LTE e 5G RAN em evolução estão expandindo o segmento de clientes das operadoras de consumidores para empresas e setores, permitindo novos mercados e mecanismos de crescimento. Mas, ao mesmo tempo, eles introduzem complexidade e aumentam a superfície de ataque potencial e o risco apresentados pela infraestrutura de acesso via rádio 5G. Está claro que a entrega de casos de uso de negócios e do setor para impulsionar o crescimento deve ser acompanhada pelos controles de segurança apropriados – na RAN e em outros lugares na nuvem de telecomunicações.

Proteger a RAN para casos de uso do setor e arquiteturas expansíveis e híbridas exige um novo tipo de infraestrutura de gateway de segurança (SecGW). Ele requer um que seja ágil e híbrido, forneça recursos de segurança avançados e seja capaz de suportar as arquiteturas mistas e os diferentes requisitos de desempenho, escalabilidade e QoS 4G e 5G presentes.

 

Segurança de próxima geração da Fortinet para RAN 4G e 5G

O FortiGate da Fortinet oferece uma plataforma SecGW comum, flexível e em hiperescala que fornece visibilidade e controle de segurança para arquiteturas e requisitos de RAN versáteis.

Essa infraestrutura híbrida verdadeiramente segura fornece recursos avançados de segurança SecGW e L4-L7, incluindo:

  • Hiperescalabilidade de segurança para atender aos requisitos de escalabilidade de RAN do 5G
  • Infraestrutura de segurança comum para arquiteturas 4G LTE e 5G NR
  • Multi-tenancy nativa para segurança de fatiamento RAN
  • Proteção do tráfego de plano de usuário da RAN para casos de uso do setor
  • Valor agregado, segurança geradora de receita via serviços NGFW
  • Gama completa de dispositivos físicos e virtuais para computação de borda de acesso múltiplo (MEC), centro de dados regional e central ou ambientes de nuvem